sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto Venus


Jacque Fresco é um autodidata projetista industrial, engenheiro social, escritor, professor, futurologista, inventor, e trabalhou como um projectista e inventor numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados (wikipedia é a melhor coisa que inventaram, rsrs). e Junto com a Roxanne Meadows, e com ideias vindas tambem do Peter Joseph, idealizador do movimento Zeitgeist, buscam promover uma nova forma de sociedade, uma sociedade não mais baseada no sistema monetario que é a que vivemos, mas sim uma sociedade baseada em recursos naturais.
Eu venho acompanhando o projeto faz algum tempo, e realmente achei as ideias do projetista fascinantes, e poderia ser uma real solução para os problemas que toda a humanidade anda sofrendo, porque ja é do conhecimento da maioria (não sei se é conhecimento de todos, então vai da maioria) que a sociedade atual sofre com problemas como, a Pobresa, o desemprego, a Poluição, a Corrupção, a Violencia, e muitos outros (que não vou fica ditando, porque o jornal faz isso por mim). Jacques Fresco propoe uma Solução para todo esses problemas, e não é nada ligado a ditadura ou a socialismo, e sim ligação a uma unica nação, ligadas por educação e conhecimento.
Bom, uma economia baseada em recursos é um sistema onde todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo ou qualquer outro sistema de débito ou servidão. Todos os recursos tornam-se patrimônio comum de todos os habitantes, não de apenas uma minoria selecionada. A ideia sobre a qual esse sistema é baseado, é a de que a Terra é rica em recursos naturais, a nossa prática de racionamento de recursos através de métodos monetarios é irrelevante e contraprodutiva a nossa sobrevivência.
 Ate onde alguns sabem, estamos caminhando a extinção em passos largos, cientistas do mundo inteiro dizem que se não fizemos nada podemos sofrer uma grande extinção em massa, chamada 6ª Grande extinção (para mais noticias leia o artigo do ecodebate: http://www.ecodebate.com.br/2011/03/04/sexta-extincao-em-massa-cientistas-apontam-que-taxa-de-extincao-de-especies-tem-aumentado/)
se você leu preste muita atenção para esse paragrafo: "Ainda temos muita biota da Terra para salvar. É muito importante que direcionemos recursos e legislação para a conservação de espécies se não quisermos nos tornar a espécie cuja atividade causou uma extinção em massa”
ainda podemos muda toda essa situação, mas como?
No presente momento, restou-nos pouquíssimas alternativas. As respostas de ontem já não são mais satisfatorias. Ou continuamos com nossos costumes sociais e hábitos de pensamento antiquados , sendo que nesse caso nosso futuro estará em perigo, ou podemos aplicar um conjunto mais apropriado de valores que são relevantes para uma sociedade emergente.
estamos vivendo uma fase de escolhas, agora estamos passando por aquela era aonde teremos que escolher entre o escudo ou a espada, ou lutamos e revisamos toda nossa cutulta, esquecendo coisas do passado e abrimos os olhos para o futuro, ou simplismente continuamos nessa sociedade, que mesmo sofrendo com desigualdade, continua com medo de mudanças e que caminha para a extinção.
Muitas culturas, crenças, e religiões dizem que podemos esta chegando ao famoso Apocalipse (fim do mundo para os leigos, quem sabe 21/12/2012 te lembre :P), alguns dizem sobre nova era, mas que nova era poderia ser essa?
Para os que defendem essa tese, eles dizem que essa Nova Era, seria uma era construida encima de Paz, Amor e Prosperidade, e que toda essa nossa sociedade atual iria acabar abrindo espaço para essa nova Era, mas não adianta almejar uma nova era sem almejar mudanças, não é?
Jacques afirmar que há aqueles que especulam sobre como será o futuro e suas tendências, já ele prefere projetar o futuro efetivamente. Seus projetos tem inovações, incentivos à educação e um plano consistente juntando o melhor que a ciência e a tecnologia podem oferecer para estabelecer a ordem social.
Pense, você quer conhecer o Abismo ou um novo Horizonte?

Para quem gostou do projeto ou deseja mais informações (o que deve ser obvio ja que não disse quaze nada sobre ele) visite o site oficial do Projeto Venus (ja vou avisando que esta em ingles, mas no quanto superior direito você pode mudar o idioma para Portugues(Brasil)): http://www.thevenusproject.com/pt_BR
ou então visite o site oficial do Movimento ZeitGeist: http://movimentozeitgeist.com.br/

Alex Junior Montier












2 comentários:

  1. Olá caro coordenador deste blog.
    Infelizmente cheguei ao limite do meu dia, portanto não tenho cabeça para escrever muito, mas quero deixar o meu blog de introdução ao projecto venus aqui do blogger e do wordpress:

    BLOGGER:
    http://vofvenusproject.blogspot.com/

    Wordpress [importante]
    http://vofvenusprojectsupporter.wordpress.com/

    Obrigado pela sua atenção, já agora pode dar uma ajudinha aqui?
    http://www.thepetitionsite.com/1/The-future-that-Humanity-Deserves/
    Força bro, tenha um bom dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, foi mals a demora na resposta, acabei me mudando de cidade e a correria de morar sozinho me afastou do blog por 2 anos, agora que as coisas estão se estabilizando :P
      Bom, respondendo ao seu comentário, com certeza posso ajudar, apoio totalmente o Projeto Vênus, e acredito que ele seria a forma evolução de nossa sociedade mais inteligente para se assumir.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...