sábado, 7 de maio de 2011

Aquecimento Global faz nova Vítima

O Aquecimento Global ataca novamente (oloko), e dessa vez não é ninguém menos do que o nosso amado Pão Francês :(
Mas Calma, antes de erguerem suas tochas atras desse sinistro Aquecimento Globo, rsrs, a verdade é que principal matéria-prima do pão francês, o trigo, está a ser afetado pelo aumento da temperatura, e as lavouras de milho seguem o mesmo caminho.

Não que as safras estejam a diminuir. Pelo contrário, estão a aumentar devido aos avanços nas tecnologias de produção. O que acontece é que, com o aquecimento, esse aumento é menor do que aconteceria normalmente.
A afirmação é de cientistas das universidades Stanford e Columbia, nos EUA, que analisaram o impacto das mudanças climáticas nas quatro culturas que representam 75% das calorias consumidas pelos seres humanos: arroz, trigo, milho e soja.
Os cientistas usaram dados de temperatura e chuva do período entre 1980 e 2008, além de informações sobre colheitas em todo o mundo. Com isso, projetaram o resultado das lavouras sem o aquecimento e compararam-no com o que realmente aconteceu nos campos.
A produção de trigo foi 5,5% menor do que seria se os termômetros não tivessem subido. A de milho também foi afetada, encolhendo 3,8%. Já as lavouras de soja e de arroz não tiveram alterações. 

Embora a redução ainda possa ser considerada modesta, ela já serve de alerta.
- Em alguns países, as tendências climáticas foram fortes o suficiente para compensar significativamente o aumento de produção das lavouras trazido pela tecnologia, fertilização com dióxido de carbono e outros fatores- , diz o trabalho, publicado na versão online da Science.
Ironicamente, os EUA, que no período foram os maiores poluidores do planeta, não tiveram aumento de temperatura e, conseqüentemente, perda potencial de produção.
Locais muito frios para a agricultura, como partes do Canadá e áreas do Ártico, por outro lado, podem sair beneficiados com surgimento de zonas quentes agricultáveis. 
fonte: Diário Digital




Mas como eu vivo dizendo, temos logo que abandonar veículos poluentes, industriais e ate mesmo formas de construção e energia o mais rápido possível, porque a próxima vitima pode ser você (ta, é só um trocadilho com o titulo do texto :P)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...