quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Grande Muralha de Sloan

Aloha Galera, tudo Sussa??? Esta bem, Esta bem, confesso que andei sumido novamente, bom, me desculpem a todos, é que andei com uns problemas para resolver, e também meio deprê esses dias, sabe como é, néh? não encontra r motivação para nada, dai fiquei sem inspiração...
Mas Passou, passou... E agora vamos que vamos, e logo de cara vamos colocar a mente para funcionar um pouquinho. Bem, estava eu dando umas lidas na net, pesquisando algumas coisas bem malucas ate que eu li sobre A Grande Muralha de Sloan, que acreditem, é a MAIOR coisa que existe no Universo ate o momento (pelo que os cientistas sabem).
Em 20 de Outubro de 2003 dois cientistas, J.Richard Gott III e Mário Juríc da Universidade de Princeton, anunciaram uma descoberta digna de Guinness Book.
Preparem-se terráqueos porque o "tamanho" dessa descoberta não é brinquedo não, a Grande Muralha Sloan (do inglês Sloan Great Wall) é a maior estrutura conhecida no universo. 
É uma gigantesca muralha de galáxias, também conhecida como filamento galático, que mede 1,37 bilhões de anos-luz de uma extremidade à outra. O filamento foi descoberto apenas recentemente, no dia 20 de outubro de 2003, por J. Richard Gott III e Mario Jurić da Universidade Princeton. O seu imenso e inimaginável porte fica a igualmente inimagináveis 1 bilhão de anos-luz da Terra.
Não vai adiantar muito eu (tentar) exlicar, pois é algo incompreensível, mas para você ter uma leve noção do tamanho deste monstro galático (ou para complicar ainda mais a sua mente), de uma estremidade a outra, são calculados (e soem os tambores): 1,37 Bilhões de anos-luz.
A nossa galáxia na verdade é considerada como grandinha. Diversas estimativas dizem que ela tem aproximadamente 100 mil anos-luz de uma extremidade à outra e aproximadamente 1000 anos-luz só no seu núcleo (onde há um enorme buraco negro). Mas, para efeito de comparação, imagine 100 mil anos-luz contra 1,37 Bilhoes de anos-luz ... consegue imaginar ??
É como se a Grande Muralha Sloan fosse uma "pessoa", e nossa humilde Galáxia fosse uma pequenina celula perdida no corpo desta "pessoa" ... viu como isso é estupidamente grande ?? Eu diria que é como Davi e Golias, mas isto seria desgostosamente impreciso. Este Golias seria incapaz de sequer tomar conhecimento da nossa pequena existência insignificante.




Uma coisa eu imagino, o Universo é muito misterioso e também muito estranho, Existe Coisas inacreditáveis por ai, mas só resta a nós reles mortais imaginamos...






Fonte: Bem Curioso ; Giz Modo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...