segunda-feira, 2 de maio de 2011

Segunda Heróica 2#


Sou Yoda
"No Sabre te Esculacho, na Galáxia ou no Espaço"




Aloha galera, estou aqui de volta, e como prometido vou falar sobre um Herói. E Dessa vez nada mais justo do que trata de um dos mais f*das no Cinema, Mestre Yoda.
Bom, o mestre Yoda é um personagem Fictício criado para as Historias do Universo Star Wars. Frank Oz foi seu criador, e segundo ele, o rosto do Yoda foi idealizado segundo seu rosto com uma mistura do rosto do Albert Einstein. Possui apenas 66 centímetros, mas foi um sábio Mestre Jedi que liderou o Conselho Jedi por anos.



Biografia


Medindo meros 66 centímetros de altura, Yoda é um membro masculino de uma raça misteriosa. Ele foi o Grande Mestre da Ordem Jedi, um dos membros mais importantes do Alto Conselho Jedi nos últimos dias da República Galáctica, e o mais sábio, velho, e poderoso Mestre Jedi de todos os tempos. Ele tinha excepcionais habilidades no combate de sabre de luz, onde usava as técnicas acrobáticas da Forma IV. De 300 ABY até 19 ABY ele treinou quase todos os Jedi da Galáxia—como Grande Mestre, ele instruia todos os Younglings do Templo Jedi antes de eles serem adotados por um mestre. Entretanto, o único Jedi da República que não foi treinado por Yoda foi Anakin Skywalker.
O estudante mais importante de Yoda foi Luke Skywalker, o qual Yoda treinou para ser o futuro dos Jedi. Tendo treinado o primeiro membro da Nova Ordem Jedi, Yoda serviu como canal entre as duas ordens, preservando a chama Jedi para uma próxima geração.

Personalidade e características pessoais
A habilidade de Yoda de aparecer como um espírito após se tornar um com a Força foi aprendida com Qui-Gon Jinn. Para seus estudantes, aparentava ser tanto como muito estrito ou como uma figura carinhosa, testando-os à extremos mentais e físicos em um momento e mostrando afeto no outro. Os estudantes também não gostavam dele no início, mas vinham a entender suas atitudes mais tarde. Yoda era muito habilidoso com o sabre de luz. Entre seus colegas do Conselho Jedi, ele era conhecido por fazer algumas travessuras e piadas. Para todos eles, ele era o humilde Yoda, que oferecia liderança instruída e sintetizava os ideais da Ordem Jedi; um mestre majestoso, ele era um sábio instrutor.
Yoda falava uma versão incomum do Básico. Ele usualmente colacava os verbos (principalmente verbos auxiliares) após o objeto e do sujeito (um formato objeto-sujeito-verbo). Um exemplo de fala de Yoda: "Quando novecentos anos você tem, ter aparência boa difícil é". Esse modo de falar também era mostrado por outros membros de sua espécie (ex: Yaddle), mas nem todos falavam dessa maneira (ex: Vandar Torake).
Quando velho, Yoda andava com a ajuda de uma bengala, embora ele fosse capaz de deixá-la de lado para se mover usando a Força. Uma de suas bengalas era presente dos Wookiees. Sua rara bengala gimer continha nutrientes que podiam sustentá-lo quando ele a mastigava. Ele também usava uma cadeira flutuante para se mover mais rapidamente pelo Templo Jedi.
Outro item único para Mestre Yoda foi um blissl, um instrumento similar a uma flauta de pan, que ele deixava em volta de seu pescoço enquanto estava em Dagobah. Durante as Guerras Clônicas, ele também fez uso de um Kybuck dado a ele de presente por uma princesa de Woolwarrica em Kashyyyk.


Poderes e habilidades

Yoda era capaz de bloquear o relâmpago da Força desarmado e um formidável praticante do combate de sabre de luz; sua escolha preferida era a Forma IV - Ataru - a qual alcançou o máximo desenvolvimento. A Forma IV permitia ultrapassar suas limitações de tamanho e alcance. Ele era um espadachim excepcional, com incrível velocidade e destreza, saltando pelo ar e girando quando ele batia em uma defesa do inimigo. Yoda era um grande contribuidor para o alto nível de estratégia Jedi, e era um diplomata social comparável a Mace Windu.
Mestre Yoda podia controlar indivíduos tolos como o Capitão Typho e entrar nas mentes das outras, telecineticamente levantar objetos enormes, incluindo naves de pouso C-9979, e usar o Empurrão da Força ou a Onda da Força. Ele também era capaz do Arremesso de Sabre, como é demonstrado em seu retorno ao Templo Jedi durante o Grande Purgo Jedi. Sua habilidade com o Brio da Força lhe dava o poder necessário para fazer as manobras acrobáticas de Ataru.
Yoda também podia vencer batalhas levantando a força de vontade de milhares de companheiros enquanto simultaneamente enfraquecia os espíritos de milhares de oponentes, usando uma técnica da Força chamada de meditação de batalha. Realmente, sua simples presença no campo de batalha era capaz de encorajar os espíritos do Exército da República. Ele podia dissipar e desviar o relâmpago da Força desarmado, prever eventos com claridade e sentir a morte de pessoas individuais e identificá-las. De seu treinamento com Qui-Gon Jinn, conseguiu o poder de adquirir uma identidade após se tornar um com a Força. Essas habilidades, em particular, mostravam um conhecimento mais profundo da Força que muitos Mestres Jedi e Lordes Sith não possuíam.

Criação e desenvolvimento do personagem



Uma versão em CG do Yoda do Episódio I foi criada durante o processo de animação do Episódio III. Yoda é dublado por Frank Oz. Na Trilogia Original, ele foi feito como um Muppet (controlado por Oz). A aparência de Yoda foi originalmente criada pelo artista de maquiagem Stuart Freeborn, que baseou o rosto de Yoda em parte em seu próprio rosto e em parte no de Albert Einstein. Criado por computação gráfica em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, Yoda aparece de maneiras que não eram possíveis anteriormente, como em elaboradas sequências de luta. Nas dramatizações de rádio de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, ele é dublado pelo ator de personagem veterano John Lithgow. Durante a filmagem de Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, o diretor George Lucas brincou com o ator Cristopher Lee quando botou dentes de vampiro em um boneco de Yoda durante a batalha de sabres de luz do final do filme. Isso foi uma referência à carreira de Lee como o famoso vampiro Drácula nos filmes Hammer Horror de 1960s-70s. O Yoda vampiro pode ser visto em uma cena nos documentários do DVD de Ataque dos Clones.


Existe uma certa incerteza quanto ao número preciso de dedos do pé de Yoda (pelo menos canonicamente), já que isso varia muito entre filmes, pois alguns o mostram com três, quatro, e até com cinco dedos nos pés.
A popularidade de Yoda é tanta que o músico comediante "Weird Al" Yankovic criou uma versão da música "Lola", de the Kinks, chamada "Yoda", que foi incluida no álbum Dare To Be Stupid (1985). Mais recentemente, the Great Luke Ski criou uma versão da música "YMCA", de Village People, chamada de "Y.O.D.A" incluida nos álbuns Fanboys'n Da Hood (1996) e Carpe Dementia (1999).
Arte conceitual bem antiga de Yoda. O produtor/diretor Mel Brooks retratou o pernonagem de Yoda em seu filme de 1987, Spaceballs. O personagem era um diminutivo ser chamado Yogurt que era especializado em manipular uma energia mágica chamada de Salsicha.
Yoda também tem uma pequena aparição no filme It's a Very Merry Muppet Christmas Movie, dublado por Eric Jacobson.
O nome Yoda é derivado de "Yodeah", o Sânscrito para a palavra "guerreiro". O nome também pode estar conectado com o Hebreu "Yodea", que significa "Ele sabe" ou "Aquele que sabe". Adicionalmente alguns acreditam que o nome pode ser uma referência as técnicas de Yoga, uma antiga atividade da mente, corpo, e espírito que influencia muitas artes marciais, como Tai Chi Chuan, e que certamente deve ter inspirado muitos conceitos e habilidades demonstrados por ambos os usuários do lado luminoso e do lado negro de Star Wars.
Yoda também aparece no vídeo musical Yoda hip hop, que pode ser acessado pelo DVD de "A Vingança dos Sith" quando você vai ao Menu de Opções, selecione o logo de THX, e aperte 11-espere a pausa e aperte 3-espere a pausa e finalmente aperte 8.
Para trazer o time de animação de volta à forma por seu trabalho no Episódio III, Rob Coleman e seu time trocaram a marionete de Yoda do Episódio I pela versão digital do Episódio III como um teste para ver até onde eles poderiam ir nos termos de computação. Essa cena pode ser vista em DVD, quando você assiste o documentário "The Chosen One" do disco dois de A Vingança dos Sith. A cena ainda não foi lançada em uma versão em DVD de A Ameaça Fantasma.
Desenvolver Yoda foi uma aventura arriscada e meticulosa para todos os envolvidos. O mundo dos filmes de fantasia era bem diferente nos anos 70, e a noção de ter um ator coadjuvante com um tempo significativo de atuação interpretado por uma marionete era desconhecida. Ao contrário dos bem-sucedidos "Muppets", yoda deveria ser visto como uma criatura alienígena viva, e não uma criação extravagante. Além disso, o personagem tinha o papel de passar filosofias antigas e sabedoria infinita. Como funcionaria?
Na prévia história do desenvolvimento de Yoda, as descrições iniciais variavam de um enorme ser alienígena a um pequenino ser. A direção diminutiva venceu, e os artistas conceituais do Império desenvolveram ilustrações de gnomos e criaturas élficas. no tratamento da história, o nome completo de Yoda era Minch Yoda, e em seu primeiro rascunho, ele era conhecido apenas como minch. Uma vez que o design foi estabelecido, Yoda foi construído pelo supervisor de criaturas e maquiagem Stuart Freeborn, que desenhou o alienígena como um marionete complexamente detalhado. yoda foi trazido à vida pela performance vocal e movimentos de Frank Oz, um colaborador veterano de Jim Henson.
Yoda tinha o papel de continuar a tarefa de Obi-Wan Kenobi, a quem George Lucas matou em um duelo dramático e necessário em Uma Nova Esperança. Dada a liberdade de criar um novo personagem, Lucas inventou Yoda como um velho, antigo e incrivelmente sábio ser místico. Ele uniu os dois personagens, apesar de yoda ter sido um dos instrutores de Obi-Wan em sua juventude.
Para o retorno de Yoda no Episódio I, um novo e rejuvenescido boneco foi construído pelo time animatrônico de Nick Dudman. Para duas tomadas em A Ameaça Fantasma, Yoda foi criado como um personagem totalmente gerado por computador.
Para o Episódio II, Lucas arriscou a tomar um personagem idolatrado e recriá-lo não em sua forma original de boneco, mas um ser inteiramente gerado em computador. Logo no começo da produção, se tornou claro que o duelo entre yoda e Dooku só seria possível com um Yoda CG, mas o diretor de animação Rob Coleman perseguiu de forma determinada o objetivo de mostrar o Mestre Jedi com um personagem animado através de todo o filme.
A equipe de Coleman secretamente desenvolveu testes de animação usando cenas-chave de O Império Contra-Ataca. Ele animaram Yoda recitando memoráveis linhas de diálogo, e também tomadas do Mestre Jedi sem diálogo, para demonstrar a habilidade conduzir uma atuação mesmo em silêncio. Baseado na força desses testes animados, a equipe de Coleman teve sinal verde para criar um Yoda digital.
Os animadores da ILM se esforçaram muito para não ofuscar as habilidades de Frank Oz. Eles deram um realismo biológico em sua animação, e aperfeiçoamentos como sincronismo labial e olhos piscantes, ao invés do "sincronismo de tubarão" e piscadas lentas do boneco. Outras imperfeições como as tremidas da orelhas de borracha de Yoda - as quais Oz sempre viu como um erro seu - foram recriadas da forma gerada pelo computador.

Frases

Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é.

Tamanho importa não.Olhe para mim, Você julga a mim pelo tamanho?

Por oitocentos anos treinei eu jedi. A mim decidir cabe quem treinado deve ser. Um Jedi precisa um profundo compromisso ter. A mente mais séria.
para Luke Skywalker
Iniciada, a Guerra dos Clones está.

Grande Guerreiro, ha? Guerra não faz grande ninguém.

A tempestade está piorando, temo eu.

Em um estado sombrio nós nos encontramos... um pouco mais de conhecimento iluminar nosso caminho pode.

Para o exílio eu devo ir. Infeliz falha minha.
para Bail Organa
Doente eu estou. Velho e fraco. Quando 900 anos você tiver, tão boa aperência você não terá
para Luke Skywalker
O medo é o caminho para o Lado Escuro. O medo leva à raiva, raiva leva ao ódio; ódio leva ao sofrimento. Eu sinto muito medo em você.

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yoda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...